Você Sabe quanta Energia Elétrica Desperdiça?

Energia Elétrica - Standby

Standby ou Modo de Espera é o termo usado para designar o modo de baixo consumo de energia em que vários aparelhos eletrônicos entram quando desligados no controle remoto ou deixados sem atividade por algum tempo.

Apesar da facilidade que esse recurso oferece ao usuário, dispensando a sua locomoção ao aparelho para ligá-lo, a criação desse sistema não se preocupou com o impacto ambiental que provoca.

Estima-se que 15% do consumo de energia elétrica doméstico seja provocado por aparelhos no modo Standby. São 15% de desperdício de energia elétrica!

No topo da lista estão os dispositivos de redes sem fio. Hoje estima-se que existam aproximadamente 14 bilhões de dispositivos eletrônicos online no mundo – tais como modems, impressoras e consoles de jogos, desperdiçando cerca de US$ 80 bilhões a cada ano por causa do uso de tecnologias ineficientes. Em 2020, o problema vai piorar consideravelmente, com uma estimativa de US$ 120 bilhões desperdiçados. Mas o relatório “More Data, Less Energy (Mais Dados, Menos Energia)” da Agência Internacional de Energia (iea.org) aponta para um caminho diferente, identificando medidas simples que podem ser implementadas agora para melhorar a eficiência energética dos dispositivos de rede, resultando em grande redução do consumo de energia e dinheiro.

A proliferação de dispositivos conectados traz muitos benefícios para o mundo, mas agora o custo é muito maior do que deveria ser, disse a diretora executiva da AIE (Agência Internacional de Energia) Maria van der Hoeven, em relatório publicado recentemente.

“Os consumidores estão perdendo dinheiro na forma de desperdício de energia, o que está elevando o custo para as centrais elétricas – para não falar de todos os gases de efeito estufa extras que estão sendo emitidos.” 

Em 2013, dispositivos de rede no mundo consumiram cerca de 616 terawatts-hora (TWh) de eletricidade, a maioria dos quais foi utilizado no modo de espera (standby). Desse total, cerca de 400 TWh – o equivalente à eletricidade consumida anualmente pelo Reino Unido e Noruega combinados – foi desperdiçada por causa de tecnologias ineficientes.

O relatório descreve as tecnologias e soluções técnicas, bem como uma gama de opções políticas que estão disponíveis para reduzir o desperdício de energia. Ele projeta que, se melhores medidas de eficiência energética forem aplicados aos dispositivos nos próximos anos, 600 TWh de energia seriam salvos. Isso é equivalente a fechar 200 usinas padrão 500MW a carvão, o que seria cortar as emissões em 600 milhões de toneladas de CO² na atmosfera.

Fontes [1] [2]
Por HypeVerde

seta_left seta_right

Quer mais conteudo sobre sustentabilidade
participe_deixando_comentarios