O que são e qual a importância das Matas Ciliares?

Matas Ciliares

O que são as Matas Ciliares?

As matas ciliares, também conhecidas como matas de várzea ou matas de galeria, são as vegetações (árvores, arbustos e plantas) que ficam nas encostas dos rios, lagos, riachos, córregos e nascentes.

Estão presentes em todos os biomas brasileiros: pantanal, cerrado, caatinga, floresta amazônica, mata atlântica e pampa. São áreas de preservação permanente (APP), sendo considerado crime ambiental o seu desmatamento.

Por que Preservar as Matas Ciliares é Importante?

A retirada das matas ciliares causa grande impacto nos cursos d’água. Algumas de suas principais funções são:

  • Funcionam, assim como os cílios dos nossos olhos, como proteção para os rios e encostas;
  • Reduzem a erosão do solo evitando o assoreamento (acúmulo de terra, detritos e lixo no fundo dos rios), o que pode causar o aumento de enchentes, deslizamentos de terra, mudanças nos cursos da água, término de nascentes e redução de peixes;
  • Atuam como um filtro, impedindo a contaminação das águas por produtos poluentes, como os utilizados na agricultura;
  • Servem de habitat para uma grande variedade de espécies de mamíferos, répteis e principalmente de pássaros, pois muitos destes, são de espécies migratórias que utilizam as matas ciliares temporariamente para irem de um bioma a outro;
  • Servem como barreira natural para o lixo gerado pela urbanização e falta de consciência da população, evitando que ele chegue aos rios;
  • Servem como corredor ecológico.

O Problema do Desmatamento

Apesar dos benefícios que trazem para o meio ambiente, no Brasil, as matas ciliares são retiradas principalmente para as praticas da agricultura e agropecuária. Para os pecuaristas, representam um obstáculo para o acesso do gado aos cursos d’água.

Também são afetadas pela construção de hidrelétricas, expansão das cidades e especulação imobiliária.

Qual a Solução?

É necessário que as autoridades responsáveis pela conservação ambiental fiscalizem duramente os empreendimentos construídos ao redor dessas APPs, conforme o novo código florestal brasileiro.

Também é fundamental a intensificação de campanhas na área da educação ambiental, visando conscientizar tanto os adultos quanto as crianças sobre os benefícios da conservação dessas áreas visando um futuro onde crescimento do setor econômico não comprometa a sustentabilidade dos recursos naturais.

Por HypeVerde

seta_left seta_right

Quer mais conteudo sobre sustentabilidade
participe_deixando_comentarios