Reciclar x Reutilizar

Qual o método mais ecologicamente correto?

Gosto de pensar que todo o tipo de evolução no pensamento é válido, mas também não é só isso. Qual a finalidade do estudo e da discussão se não acabar em transformação?

Convido você amigo leitor a fazer uma breve reflexão a cerca de 2 temas muito comuns, mas pouco detalhados: Reciclar e Reutilizar.

Reciclagem

Consiste em aproveitar a matéria-prima de determinado produto na fabricação de um novo produto ou substrato.

Reciclar x Reutilizar - exemplo de reciclagem PET

– As garrafas PET são o maior exemplo que temos de material reciclável, um produto totalmente renovável no processo de reciclagem –

Reutilização ou Reúso

Resíduo que é aproveitado sem sofrer transformação química ou física. Consiste em aumentar a vida útil de determinado material.

Reciclar x Reutilizar - exemplos de reaproveitamento

– Documentos impressos em apenas um lado que podem ser reutilizados na outra face e os potes de sorvete que usamos em casa para guardar mantimentos, também são exemplos de reutilização –

Os benefícios que a reciclagem e a reutilização trazem no primeiro momento são:

  • A redução da necessidade de matéria-prima virgem, de mais energia e água gasta na sua fabricação e de mais extração de recursos naturais, além dos custos de produção.

O que nos leva ao “X” da Questão

Comparada com a reciclagem, a reutilização acaba sendo uma saída mais rápida e barata em “determinadas situações”. O que eu quero dizer com isso é sobre o reúso que se faz de alguns materiais.

Muitos de nós, se não todos, já passamos pelos trabalhos manuais feitos na escola para o dia das mães, dos pais, da vovó e do vovô. Trabalhos com sucata, além de serem muito volumosos por se tratar de 1 trabalho por aluno e em cada data comemorativa, misturam muitas substâncias e materiais que acabam por dificultar a reciclagem ou inviabilizá-la. Um exemplo disso são os trabalhos com garrafa PET ou caixa de leite que utilizam cola colorida, cola glitter, eva, fita adesiva, etc.

Não quero desmotivá-lo quanto à reutilização e o aproveitamento para trabalhos manuais, pelo contrário, quero fomentar o pensamento crítico sobre este tema, para que repensemos as nossas ações e as transformemos em algo realmente benéfico. De nada adianta remediarmos hoje e impactarmos mais amanhã.

Por Caroline Sofiatti – Tecnóloga em Gestão Ambiental

seta_left seta_right

Quer mais conteudo sobre sustentabilidade
participe_deixando_comentarios

Comentários

  1. Kelvin Ramos disse:

    Muito Bom Mas Precisa de mais algumas coisas para acrescentar, tipo mais exemplos de reutilização ou o mesmo que seja, a forma de reciclagem mais correta," descrita", o como fazer . ;D sucesso!!!

  2. Flor de Luz disse:

    Parabéns pela matéria Carol!!!Estarei compartilhando com alunas do magistério, ok?!Bjks!!!