O que é Sustentabilidade?

Sustentabilidade

Nos dias de hoje nunca se ouviu tanto a palavra Sustentabilidade. Mas o que é ser Sustentável?

Em resumo podemos dizer que ser sustentável é utilizar os recursos naturais de forma que as próximas gerações também possam usufruir destes mesmos recursos e tenham iguais chances de se desenvolver. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

A pouco tempo quem falava em Atitudes Sustentáveis era chamado de “eco chato”, porém com o avanço dos problemas climáticos e catástrofes naturais, Meio Ambiente tornou-se motivo de constantes debates ao redor do mundo e hoje é encarado como assunto sério.

Um Pouco de História

O conceito de sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável foi definido oficialmente em 1987 no Relatório de Brundtland, documento criado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, sendo descrito como “o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras suprirem suas próprias necessidades”, e para atingirmos este objetivo definiu-se que todo empreendimento humano deve ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso. Mas na prática, como aplicar estes conceitos?

Benefícios da Sustentabilidade

A adoção de ações sustentáveis garante a curto, médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, mantendo recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção das florestas, rios, lagos, oceanos e ainda garantindo uma boa qualidade de vida para todos.

Sustentabilidade no Dia-a-Dia

Parece uma tarefa difícil, mas com pequenas ações podemos sim fazer a diferença, segue algumas dicas sustentáveis:

 Ajude na coleta seletiva de sua cidade ou bairro, separando os materiais recicláveis.
 Não jogue lixo no chão;
 Vá de bicicleta ao trabalho/curso/mercado sempre que for possível;
 Dê carona para seu colega ou vá de carona com ele;
 Não deixe luzes acesas sem necessidade;
 Não demore muito no banho;
No supermercado use sua sacola retornável;
 Faça uso consciente da água e Luz;
 Informe-se! É o primeiro passo para adotarmos práticas sustentáveis no dia-a-dia.

Quer Saber Mais? Assista ao Vídeo

Por HypeVerde

seta_left seta_right

Quer mais conteudo sobre sustentabilidade
participe_deixando_comentarios