Quais os Benefícios em Andar de Bicicleta

benefícios andar bicicleta

Andar de Bicicleta

[Imagem]

Se comparado a outros países, no Brasil a bicicleta ainda é um meio de transporte pouco utilizado, seja pela falta de infraestrutura, como pela falta de educação e respeito de alguns motoristas para com o ciclista. Felizmente aos poucos este cenário está mudando e trocar o automóvel pela bicicleta está virando uma atividade comum entre os brasileiros, se tornando uma alternativa eficiente e prática para solucionar os problemas da mobilidade urbana que está cada vez mais caótica.

Eleita em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o transporte ecologicamente mais sustentável do mundo, dar algumas pedaladas diárias traz uma série de benefícios para nossa saúde, bem-estar e também ao meio ambiente.

Os Benefícios da Bicicleta

#1 - Preserva o Meio Ambiente

Diminui o impacto ao meio ambiente, pois não emite gases nocivos como o CO², e também contribui para a redução da poluição sonora.

#2 - Exercita os músculos

Andar de bicicleta tonifica as pernas e abdômen, pois ao pedalar você trabalha os grandes grupos musculares presentes nessas regiões.

#3 - Previne Infecções

O exercício estimula o sistema imunológico, aumentando o número de glóbulos brancos que ajudam o seu organismo a defender-se de vírus e bactérias.

#4 - Economiza tempo

É bem mais rápida que o carro nas grandes cidades durante os horários de maior movimento, pois ocupa bem menos espaço.

#5 - Poupa dinheiro

O custo de adesão e manutenção de uma bicicleta é muito baixo, principalmente se comparado com os de um automóvel (combustível, estacionamento, ipva, seguro e revisão).

#6 - Fortalece o coração

Por estimular a frequência cardíaca, diminui a pressão arterial, reduzindo o risco de infarto. Contudo, não é recomendada para quem sofre de insuficiência cardíaca.

#7 - Reduz o impacto nas articulações

Quando corremos ou caminhamos o nosso peso é jogado sobre os joelhos forçando as articulações, principalmente se você está acima do peso. Sentado na bicicleta, você distribui melhor a massa corporal e não sobrecarrega seu corpo.

#8 - Auxilia na redução de peso

Um ótimo exercício para quem está acima do peso. Por ser um potente exercício aeróbico, ajuda a queimar muitas calorias, contribuindo para a redução das gorduras do corpo.

#9 - Dá sensação de liberdade

Você pode pegar rotas alternativas e passar os carros facilmente, fugindo do estresse dos congestionamentos, além de ter uma visão melhor de tudo o que acontece ao seu redor.

#10 - É recomendado para todas as idades

É uma ótima opção de lazer ao ar livre para toda a sua família, pois é um exercício simples, divertido e saudável.

Glossário

Ciclovias

São espaços reservados para fluxo das bicicletas. Isso significa que há uma separação física isolando os ciclistas dos demais veículos, o que aumenta consideravelmente a segurança e tranquilidade. É mais comum em avenidas com trafego rápido e intenso.

Ciclofaixas

São espaços onde há meramente uma faixa pintada no chão, sem separação física de qualquer tipo. É indicada em vias com tráfego mais lento e menos intenso, como ruas internas e de bairro. Por ser a adaptação mais barata, é a mais comum no Brasil.

Ciclorrotas

As vias sinalizadas como ciclorrotas não são caminhos exclusivos para bicicletas, como as ciclovias e ciclofaixas. São espaços compartilhados, por isso não há a necessidade de cones, cavaletes ou outro tipo de separação física.

Espaço Compartilhado

Pela lei, quando não houver ciclovia ou ciclofaixa, a via deve ser compartilhada (art. 58 do Código de Trânsito). Bicicletas e carros podem e devem ocupar o mesmo espaço viário. Os veículos maiores devem prezar pela segurança dos menores (art. 29 § 2º), respeitando sua presença na via, seu direito de utilizá-la e a distância mínima de 1,5m ao ultrapassar as bicicletas (art. 201), diminuindo a velocidade ao fazer a ultrapassagem (art. 220 item XIII).

Colete Refletivo

Normalmente feito em tela, este tipo de colete possui faixas refletivas frontais e traseiras estrategicamente dispostas (similares às placas de trânsito) que brilham com a incidência de luz que vem dos faróis dos veículos, ajudando à destacar o ciclista em meio ao trânsito. Ideais para maior proteção, segurança e visibilidade do ciclista.

Lanterna Traseira / Luz de Segurança 

Pequeno aparelho com luzes piscantes que ajuda a sinalizar a presença do ciclista na pista. Normalmente funciona com pilha ou bateria recarregável. Outro item recomendado para aumentar sua segurança durante o trajeto.

Capacete 

Feito com material que absorve o impacto, muitas vezes ele será a única coisa entre sua cabeça e o asfalto. Mesmo os ciclistas mais veteranos estão sujeitos à quedas e acidentes inesperados, por isso nunca dispense o capacete.

Cuidados que o ciclista deve ter

Antes de começar a pedalar por aí, sempre priorize sua segurança, evite riscos desnecessários e siga estas orientações:

 Se você não pratica exercícios há algum tempo, é recomendado procurar um médico antes e realizar um 'Check-Up' na sua saúde;

 Faça uma refeição leve antes de pedalar, nunca saia em jejum;

 Revise periodicamente sua bike, principalmente os pneus e freios;

 Sempre utilize o Capacete e se possível o Colete Refletivo;

 Leve sempre uma garrafa de água com você. Hidrate-se;

 Utilize sempre que disponível, as ciclovias e ciclofaixas de sua cidade. Na falta delas, mantenha-se na pista da direita e evite andar na contramão;

 Evite usar fones de ouvido enquanto pedala e fique atento ao trânsito;

 Respeite os limites do seu corpo. Com bom senso e prática, você pode usufruir de todos os benefícios de andar de bicicleta.


Fontes [1] [2]
Por HypeVerde


seta_left seta_right