Conheça 10 Animais Raros e Curiosos

Eles são estranhos, fascinantes, raros e curiosos. Mas muitos estão ameaçados de extinção por causa do desmatamento e do aquecimento global.

A cada dia o mundo dá mais um passo em direção a um futuro onde muito desta biodiversidade se perderá. A destruição causada pelo ser humano leva à extinção inúmeras espécies que a maioria de nós ainda desconhece.

Confira nossa pequena lista e conheça alguns destes animais.

PS: Assista aos vídeos!

#1 Daubentonia madagascarienses (Aie-Aie)

FotoVídeo

aie-aie-animais_raros_e_curiosos

Endêmico de Madagáscar, o Aie-Aie, Ai-Ai ou Aye-Aye possui hábitos noturnos e dedos longos, que usa para conseguir caçar larvas nos buracos das árvores.

Os próprios habitantes da região o matam temendo sua “natureza maligna”. Muitos acreditam que encontrar um Aie-Aie é pior do que conhecer a própria morte, significando inclusive que alguém morrerá em breve.

Lendas locais afirmam que o animal invade casas à noite para amaldiçoar os moradores com seu longo dedo médio. Variações da lenda dizem que, na verdade, o aie-aie usa seu dedo do meio para perfurar o coração das pessoas enquanto elas estão dormindo. Essas lendas podem ter surgido porque, além de não ter aparência muito simpática, ele não possui medo de se aproximar dos seres humanos.

#2 Brookesia micra (O Menor Camaleão do Mundo)

Foto
brookesia-micra-animais_raros_e_curiosos

Brookesia micra é uma espécie de camaleão nativo do ilhéu de Nosy Hara na província de Antsiranana, em Madagáscar.

É a menor espécie conhecida de camaleão e está entre os menores répteis existentes, o suficiente para andar numa cabeça de fósforo.

Os adultos desta espécie podem crescer até 29 mm de comprimento, embora os machos atinjam no máximo de 16 mm.

#3 Vulpes zerda (Feneco ou Raposa do Deserto)

Foto

feneco-animais_raros_e_curiosos

Encontrado nas regiões desérticas, semidesérticas e montanhosas ao Norte da África e na Península Arábica.

O feneco ou raposa do deserto é um animal de pequenas dimensões. Normalmente não ultrapassa 1,5 kg. Chegam a medir 20 cm de altura por 40 cm de comprimento e sua cauda pode atingir 15 cm.

Os dedos das patas nos fenecos funcionam como sapatos grossos que os protegem da areia quente do deserto.

#4 Hemeroplanes cartepillar (A Lagarta Cabeça de Cobra)

FotoVídeo

Encontrada nas florestas úmidas do México e da América Central, a Hemeroplanes cartepillar é uma lagarta pouco conhecida.

Com aparência que remete a uma cobra, ela usufrui desta característica para defesa quando se sente ameaçada por seus predadores.

#5 Phycodurus eques (Dragão Marinho Folhado)

FotoVídeo

Pode ser encontrado ao longo das costas sul e oeste da Austrália. O nome provém da semelhança com os dragões da mitologia. Possui longas saliências semelhantes a folhas distribuídas ao longo do corpo. Estas saliências não são utilizadas para propulsão, servindo apenas como auxiliares em sua camuflagem.

O dragão marinho folhado impulsiona-se por meio de uma barbatana peitoral no cume de seu pescoço e uma nadadeira dorsal em suas costas mais perto do fim da cauda.

#6 Triboniophorus aff. graeffei (Lesma Carnívora)

Foto

Descoberta em 2013, esta lesma tem coloração rosa fluorescente e é encontrada no Monte Kaputar, no estado de Nova Gales do Sul, na Austrália. Durante o dia, ela se esconde sob as folhas, mas em noites chuvosas, moradores relataram ter visto centenas dessas criaturas saindo para se alimentar.

Segundo especialistas, a espécie Triboniophorus aff. graeffei é carnívora e come outras lesmas vegetarianas, além de musgo e fungos das árvores. Alcança até 20 centímetros de comprimento.

#7 Lesser bird-of-paradise (Ave do Paraíso)

FotoVídeo

Uma espécie de ave medindo pouco mais de 32 cm. Pode ser encontrada nas florestas ao norte da Nova Guiné e ilhas próximas. Os machos são polígamos.

As fêmeas não possuem cauda branca, sendo esta uma característica dos machos. Sua dieta consiste principalmente de frutos e insetos.

#8 Uroplatus phantasticus (Lagartixa Satânica Cauda de Folha)

FotoVídeo

O Uroplatus phantasticus mede, incluindo sua cauda, de 7,5 a 10 cm e pode se camuflar facilmente em áreas com vegetação, pois é capaz de transformar sua cor de marrom claro ou cinza a amarelo, verde ou rosa dependendo do momento e do ambiente ao seu redor.

Suas principais características são a cauda em formato de folha, os pequenos “chifres” e olhos geralmente avermelhados, motivos que o levam a ser popularmente conhecido como “lagartixa satânica-cauda-de-folha”.

Pode ser encontrado apenas na África, mais precisamente na ilha de Madagascar.

#9 Suncus etruscus (Musaranho Pigmeu / Musaranho Etrusco)

FotoVídeo

Musaranho pigmeu, mamífero cujo menor exemplar já visto tinha apenas 3,5 centímetros de corpo e mais 2,5 cm de cauda. É também conhecido como musaranho-pigmeu-de-savi ou pigmeu-musaranho-de-dentes-brancos. Seus filhotes nascem do tamanho de uma abelha.

O musaranho pigmeu é considerado o menor mamífero terrestre conhecido no mundo.

#10 Trachelophorus giraffa (Besouro Girafa)

FotoVídeo

O Trachelophorus giraffa é endêmico de Madagascar. Recebe seu nome devido ao pescoço alongado muito parecido com o de uma girafa.

Seu pescoço estendido é uma adaptação que auxilia na construção do ninho em épocas de reprodução e durante momentos de luta.

 

E aí, conte pra gente o que você achou dos nossos pequenos amiguinhos!
Por Equipe HypeVerde


seta_left seta_right