Estradas Solares podem revolucionar a geração de energia

Atualizado em
estradas solares 01

Uma pequena empresa norte-americana chamada Solar Roadways está desenvolvendo uma superfície para instalação em estradas que utiliza raios solares para gerar energia renovável.

Segundo cálculos, atualmente os Estados Unidos contam com mais de 31 mil quilômetros quadrados de superfícies utilizáveis. Se todas as estradas estivessem cobertas pelas Solar Roadways, a produção de energia ultrapassaria em 3x o que é consumido atualmente em todos os EUA, o que poderia mudar o curso da geração de energia no país.

Estradas Solares 03
O projeto começou a ser desenvolvido por Scott e Julie Brusaw em 2006 e consiste em módulos de painéis solares de vidro hexagonal cravejados de LEDs e resistentes o suficiente para instalação em superfícies tais como estradas, calçadas e parques infantis.

Os painéis ainda contam com elementos de aquecimento para derreter gelo e neve e por isso são ideais para uso no inverno, além de LEDs para fazer marcação de linhas rodoviárias e ainda desenhar sinalização como faixas de pedestre e exibição de informações utilizando a própria estrada como tela.

Acredita-se que a superfície poderá no futuro ser usada para recarregar veículos elétricos que estejam em movimento.

estradas solares 02
A superfície de vidro pode parecer frágil, mas os protótipos têm sido extensivamente testados e são capazes de suportar até mesmo caminhões pesados. Materiais reciclados podem ser utilizados na produção dos painéis e protótipos atuais já contam com 10% de vidro reciclado em sua composição.

Todos os módulos serão interligados e inteligentes, o que permitirá fácil detecção e reparo de falhas. As estradas também fornecerão uma vasta lista de benefícios para as cidades que continuam em constante expansão.

Obviamente a utilização em larga escala não sairá barato, mas reduzirá consideravelmente as emissões de CO², além de servir como exemplo a outros países interessados nos benefícios que o projeto pode oferecer.

O Futuro das Estradas Solares

Atualmente a empresa conta com protótipos funcionais e estão angariando fundos em sua página no site de financiamento coletivo IndieGoGo. A meta é adquirir 1 milhão de dólares ainda em 2014 para alavancar o desenvolvimento da fase 2 do projeto. Estima-se que alcançando a meta de financiamento, ao final de 2015 o projeto passará de protótipo para modelo de produção em larga escala.

Assista ao vídeo de apresentação do Solar Roadways

Todas as Imagens 1
Fontes [1]
Por Equipe HypeVerde

seta_left seta_right