Revestimento Especial Pode Reduzir a Poluição

reduzir poluição

Alunos da Universidade de Engenharia da Califórnia (EUA) desenvolveram um revestimento que aplicado sobre um telhado, seria capaz de eliminar em um ano, a mesma quantidade de poluição emitida por um carro dirigido ao longo de 17.703 quilômetros.

O revestimento utiliza um efeito conhecido do Dióxido de Titânio quando exposto à luz solar, a fotocatálise. Esse experimento demonstrou eficácia em reter entre 88 e 97% dos óxidos de nitrogênio provenientes da emissão de gases nocivos à saúde e ao meio ambiente, conhecidos como importantes poluentes da atmosfera.

O Dióxido de Titânio

O dióxido de titânio (TiO2) é um composto químico amplamente utilizado pela indústria devido à seu baixo custo, abundância e versatilidade. Seu uso abrange corantes, cosméticos, filtros purificadores de água, baterias e inúmeros itens da construção civil.

reduzir poluição

Os efeitos promissores do dióxido de titânio não são novidade, mas é a primeira vez que se tem estatísticas de eficiência tão promissoras. O desenvolvimento dessa tecnologia poderá trazer grandes contribuições nas questões relacionadas ao meio ambiente e saúde, além de ser mais um agente com potencial de reduzir a poluição nas grandes cidades.

Possibilidades da Fotocatálise

Todas as Imagens [1]
Fontes [1][2][3]
Por Equipe HypeVerde

seta_left seta_right